11 novembro 2005

O Super-Mário?

Talvez por ser recente a minha presença neste mundo da blogosfera e por tudo ser ainda novidade, nos últimos tempos tenho dedicado mais do meu tempo à leitura de alguns blogues – nada de anormal, até porque estou num processo em que tenho de separar o trigo do joio e começar a ler somente aquilo que realmente vai de encontro aos meus interesses.
Assim, e porque a política é um dos meus interesses, e dado que se aproximam as eleições presidenciais, naturalmente a minha atenção recai sobre este assunto, até porque depois destas, excluindo referendos, só as legislativas em 2009.
Um blogue que tenho consultado ultimamente é o blogue não oficial da candidatura de Mário Soares, o Super Mário, do qual tenho uma ligação na secção de blogues.
Nada de extraordinário, nada de fantástico, tudo normal à primeira vista. Até que num olhar mais atento se repara que neste blogue, ao contrário do que seria de esperar, se fala muito mais de Cavaco Silva do que propriamente de Mário Soares, o que considero pouco normal quando o seu objectivo seria o de apoiar e promover a candidatura deste último. Para ter uma maior noção deste facto, resolvi fazer uma contagem do número de entradas de cada nome desde o dia 19 de Outubro, data do seu primeiro post, aproveitando e alargando também este recenseamento aos outros candidatos.
Obtive os seguintes resultados até ao dia de ontem, dia 10 de Novembro:

Cavaco (Silva) – 294
(Mário) Soares – 126
(Manuel) Alegre – 33
(Francisco) Louçã – 13
Jerónimo (de Sousa) – 10

Uma conclusão, entre outras, que se pode tirar da apreciação destes resultados é que neste blogue a primeira preocupação não é, na verdade, a promoção de uma candidatura mas sim a despromoção de outra, a de Cavaco Silva. O que seria de esperar, a meu ver, num blogue com este nome, seria que se falasse das ideias, intenções, objectivos e tudo mais que se relacione com a candidatura de Mário Soares. Não quero com isto dizer que não se tenha de falar dos outros candidatos e mais ainda do seu principal opositor, mas, como demonstram os números, a desproporção de vezes que cada nome é citado revela uma obsessão muito negativa que leva a concluir que o motivo do blogue não é Mário Soares mas sim Cavaco Silva e, consequentemente, que o nome do blogue não se encontra adequado ao que deveras serve.
Quando, para promover uma candidatura, a primeira preocupação destes apoiantes se torna a de falar do principal adversário, e sobretudo quando esta preocupação se torna compulsiva, das duas uma, ou não há nada de bom que mereça a pena ser falado sobre a candidatura que se defende (o que de todo não me parece verdade), ou, na realidade, já entraram em desespero de causa numa tentativa de se, pelo menos, não for conseguido evitar uma segunda volta tentar evitar a humilhação de ficar atrás do candidato Manuel Alegre.
Finalizando, e em jeito de comparação, fica ainda o mesmo censo, desta feita relativamente a um blogue não oficial de apoio à candidatura de Cavaco Silva, o Super Cavaco, também desde o dia do seu primeiro post, a 19 de Outubro, até ao dia de ontem:

Cavaco (Silva) – 149
(Mário) Soares – 73
(Manuel) Alegre – 22
(Francisco) Louçã – 8
Jerónimo (de Sousa) – 7

Sem comentários: