31 março 2006

E amanhã, como será?

Apesar de não ser propriamente novidade, o que é facto é que não deixo de ficar agradavelmente admirado com as novas tecnologias.
Passo a explicar: vou neste momento no comboio de Lisboa para Tomar a escrever estas linhas e quando acabar de escrever vou publicá-las neste blogue. Nada de novo, na verdade, mas pensar mais aprofundadamente sobre o assunto e concluir que apenas há uma dezena de anos tudo isto era, por mim, impensável, deixa-me deveras admirado e a ainda mais pensativo sobre o que poderei estar a escrever quando, daqui a dez anos, me voltar a surpreender de novo, pois, por mais fértil que seja a minha imaginação, acredito que estará certamente longe daquilo que será esse futuro não tão distante assim.

30 março 2006

Movimento 560

Não se trata de qualquer fundamentalismo anti-globalização no qual defenda que só se deve consumir produtos portugueses, mesmo porque não somos auto-suficientes, mas sim de defender o que é nosso e consequentemente de nos defendermos a nós próprios, porque quando escolhemos um produto português estamos a contribuir positivamente para uma série de acontecimentos encadeados que também nos chegam a nós.
Mais aqui

28 março 2006

Eclipse Total do Sol

Amanhã vamos ser parcialmente eclipsados.
Amanhã, dia 29 de Março, por volta das 10h20 começa a ser visível do território nacional, embora de forma parcial, um eclipse total do sol que atingirá o seu máximo por volta das 11h10.
Quem o quiser observar na sua totalidade terá de se deslocar algures para uma das zonas delimitadas pela faixa azul da imagem abaixo e quem o quiser observar por mais tempo é à Libia que se terá de deslocar.
A ocultação do Sol não será tão espectacular quanto o último eclipse solar no passado dia 3 de Outubro mas certamente que não passará despercebida.

Mais aqui

27 março 2006

Tremoçada

Acho fantástica a ideia de se organizar uma festa com a intenção de animar a malta e de juntar apenas o dinheiro essencial para organizar a próxima festa.
Foi isso que se passou, mais uma vez, na FA Lisboa, na última 5ª feira ao fim da tarde e a prolongar-se noite dentro, a simples pretexto de uns tremoços acompanhados por cerveja e sangria à descrição e de um bom som a troco de umas duas ou três moeditas.
É o que chamo de passar bem o tempo em boa companhia aproveitando para descomprimir das entregas constantes, ainda que não as minhas, porque dessas felizmente já me livrei…

21 março 2006

21 de Março - Dia Mundial da Poesia

IX

no país no país no país onde os homens
são só até ao joelho
e o joelho que bom é só até à ilharga
conto os meus dias tangerinas brancas
e vejo a noite Cadillac obsceno
a rondar os meus dias tangerinas brancas
para um passeio na estrada Cadillac obsceno


e no país no país e no país país
onde as lindas lindas raparigas são só até ao pescoço
e o pescoço que bom é só até ao artelho
ao passo que o artelho, de proporções mais nobres,
chega a atingir o cérebro e as flores da cabeça,
recordo os meus amores liames indestrutíveis
e vejo uma panóplia cidadã do mundo
a dormir nos meus braços liames indestrutíveis
para que eu escreva com ela, só até à ilharga,
a grande história de amor só até ao pescoço


e no pais no pais que engraçado no pais
onde o poeta o poeta é só até à plume
e a plume que bom é só até ao fantasma
ao passo que o fantasma - ora ai está -
não é outro senão a divina criança (prometida)
uso os meus olhos grandes bons e abertos
e vejo a noite (on ne passe pas)


diz que grandeza de alma. Honestos porque
Calafetagem por motivo de obras.
relativamente queda de água
e já agora há muito não é doutra maneira
no pais onde os homens são só até ao joelho
e o joelho que bom está tão barato


Mário Cesariny
discurso sobre a reabilitação do real quotidiano
manual de prestidigitação

1981

17 março 2006

Vertigem

Eu no Olhares
Escadaria de uma torre de La Basilique de Fourvière em Lyon.
Bons tempos de Erasmus...

" (…) Que irá dizer o Papa, Se eu o fosse, perdoe-me deus a estulta vaidade de pensar-me tal, mandaria pôr imediatamente em circulação uma nova tese, a da morte adiada, Sem mais explicações, À igreja nunca se lhe pediu que explicasse fosse o que fosse, a nossa outra especialidade, além da balística, tem sido neutralizar, pela fé, o espírito curioso, Boas noites, eminência, até amanhã, Se deus quiser, senhor primeiro-ministro, sempre se deus quiser (…) "
José Saramago, in “As Intermitências da Morte”

16 março 2006

1/2 Finais da Taça de Portugal

F. C. Porto - Sporting C. P. (22.Mar - 20h45 na RTP)
V. Setúbal - V. Guimarães (23.Mar - 20h45 na RTP)
Não dava para ser pior... mais é da maneira que vai saber melhor!!!

15 março 2006

Curioso... no mínimo - ZOOM

(Até que não consiga resolver este problema de não conseguir abrir as imagens, aqui fica esta solução de recurso: o ZOOM do texto do post anterior)

Curioso... no mínimo!!

09 março 2006

Portugal tem um novo Chefe de Estado

Já temos novo Presidente da República.
Depois de eleito de entre cinco candidatos através sufrágio directo e universal pela maioria dos eleitores portugueses, Cavaco Silva tomou hoje posse como Presidente de República Portuguesa e de todos os portugueses.
Tomou hoje posse, aquele a quem ouvi, por parte de alguns, e muitas vezes, chamarem-lhe, de entre outras coisas, assombração, fantasma, ameaça, golpista, incompetente, corrupto, etc., etc., etc.…

A estes:
O optimismo é uma forma de pensamento, é pensamento positivo. Uma pessoa optimista é uma pessoa que vê as coisas pelo lado bom.
Está cientificamente comprovado que o optimismo pode entardecer o processo evolutivo de diversos tipos de doenças. Estudos revelam que pessoas optimistas na sua convalescença conseguem viver por mais tempo, facto este que se deve à ligação entre o sistema nervoso e o sistema imunológico.

A estes, profetas da desgraça, negativistas e pessimistas do costume, aqui fica, em jeito de conselho:
Deglutam o rancor, tomem um antiácido para o estômago e experimentem acreditar que o futuro será melhor. Habituem-se a ver o lado positivo que em tudo está presente. Vejam, acreditem e vivam mais e mais felizes, contribuindo também para um futuro melhor!

Eu acredito!!

08 março 2006

02 março 2006

O Exemplo de Tomar

in Público, 2006.02.28
O que mais gosto depois de ter razão é vê-la confirmada e terem de me a dar!!

01 março 2006

Disposição de Segunda-feira

Hoje é segunda-feira. Amanhã é quinta.
Adoro estas semanas!!