07 novembro 2006

Citações

Algumas citações do Citador, em cima na coluna da direita desta página, que fui coleccionando por me terem suscitado alguma interesse:

"A diferença entre filósofos e não-filósofos é que os primeiros sabem que o são, e talvez passem demasiado tempo a sê-lo, e os outros nem sempre sabem que têm um filósofo em si. (...) As pessoas que o descobrem ficam mais ricas. É a busca permanente de respostas para as questões que nos vamos colocando na vida. E não há dúvida de que isso ajuda as pessoas."

Marinoff, Lou, Notícias Magazine (DN), em 2006.10.22


"Não tem sentido que se condicione a avaliação do carácter de uma pessoa à homo ou à heterossexualidade. Se alguém imagina outras pessoas como objectos descartáveis (submetidas - como marionetas - ao desejo sexual, e se esse desejo domina todos os seus actos) então - independentemente de ser homo ou heterossexual, trolha ou erudito - é má pessoa."

Sá, Eduardo, Notícias Magazine (DN), em 2006.10.15


"Toda a oposição é crítica porque toda a governação é criticável. E este amável princípio estende-se à ideia de que o Governo aprende com a crítica e a oposição com a governação. Mas, para ter resultados práticos, esta encenação teórica pressupõe que ambas as partes estejam genericamente de boa-fé e que a sua conduta seja minimamente adequada ao seu propósito."

Brederode Santos, Nuno, Diário de Notícias, em 2006.09.10


"O ser humano tem naturalmente a necessidade de entregar a sua existência a um ideal. A vida é para ser dada. Esta ânsia humana por algo maior que si próprio é tão natural como ter fome ou frio. Somos um ser insatisfeito, imperfeito, que busca sempre a felicidade e a regra do bem e do mal. Para a esmagadora maioria, há milénios que esse desejo se realiza na religião. A procura do sentido último supõe uma resposta. A perplexidade da humanidade supõe a existência da divindade."

César das Neves, João, Diário de Notícias, em 2006.09.05


"No sorriso de uma pessoa que sabe que está a mentir há certos grupos de músculos do rosto que não são activados. Só ganham vida com a expressão de um sentimento verdadeiro. O sorriso de um mentiroso é defeituoso, insuficiente. (...) A primeira e melhor medida inconsciente de um mentiroso compulsivo é convencer-se de que é sincero. E, quando é sincero, toda a fraude desaparece."

Jorge Silva, Vicente, Diário de Notícias, em 2006.08.30


"A prosperidade e a liberdade aumentaram a ambição. Hoje é opressão não ver a telenovela ou perder o subsídio. Agora considera-se pobreza estar privado da Internet ou do rastreio de doenças profissionais. Assim, vivendo melhor do que podiam imaginar os antigos, sentimo-nos mais triste que eles. Descobriu-se que a opressão é relativa: ter menos que os próximos, mesmo na abundância, é indigência."

César das Neves, João, Diário de Notícias, em 2006.06.12


"A arrogância é uma característica que, durante algum tempo, pode ser confundida com determinação. Com o passar do tempo, transforma-se em algo demasiado abrasivo para ser tolerado."

Cândido da Silva, João, Público, em 2006.05.13


"O poder é como o cinema: tem de criar ilusões. A sétima arte procura criar fins felizes. Os Governos tentam forjar vitórias eleitorais. Hoje pergunta-se com alguma ironia: os executivos buscam um final radioso para eles ou para o país que governam?"

Sobral, Fernando, Jornal de Negócios, em 2006.07.12


"Ter convicções é muito mais forte do que ter certezas."

Costa Félix, Maria José, Xis (Público), em 2006.04.15


"Nada como um inimigo, de preferência desleal. Perverso é o inimigo leal, que, além de tudo, nos priva da hipótese de ira santa. Inimigo bom é inimigo mau."

Negreiros, Mário, Jornal de Negócios, em 2006.06.27

Sem comentários: